Regulamento

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA DIRETORIA DE EXTENSÃO

11º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM
“Tecnologias Sociais e os Desafios da Extensão”
07 a 09/08/2013

OBJETIVO GERAL

•    Constituir um espaço de divulgação, discussão e reflexão sobre ações extensionistas acerca das tecnologias sociais.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

•    Promover o intercâmbio de saberes produzido na UEM e região por meio das ações extensionistas;
•    Propiciar um espaço de reflexão e elaboração de propostas extensionistas de caráter multidisciplinar;
•    Divulgar as ações extensionistas.


ORIENTAÇÃO GERAL PARA TRABALHO EM FORMA DE PÔSTER VIRTUAL

A PEC/DEX aceitará resumos que tenham como referência ações desenvolvidas pelos programas e/ou projetos de extensão, em conformidade com as áreas temáticas estabelecidas para a extensão universitária.
Para apresentação de trabalhos em forma de pôster virtual, deverão ser confeccionados RESUMOS, seguindo as seguintes normas:

•    Os resumos deverão ser escritos em Arial, fonte 12, espaçamento simples contendo no máximo 500 palavras, no editor de texto Microsoft Word (salvar em versão compatível com versões antigas do Word). A formatação do resumo deverá ser em papel A4 com margem superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm.
•    Os trabalhos deverão conter o seguinte cabeçalho: 11º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM (Fonte Arial 12, caixa alta, negrito e centralizado).
•    O título do resumo deverá ser em caixa alta, negrito e centralizado.
•    Abaixo do título e alinhado à direita, deverão constar o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), sem abreviaturas. A titulação e o(s) respectivo(s) departamento(s) e instituição(ões) deverão constar como nota de rodapé (Fonte Arial 10). O nome do apresentador do trabalho deverá estar sublinhado (será aceito apenas 1 apresentador por trabalho). Serão aceitos no máximo 8 autores para cada trabalho, incluindo o apresentador.
•    Abaixo do resumo, deverão constar as palavras-chave (no máximo 3, separadas por ponto), a área temática (de acordo com as áreas estabelecidas para o evento), o nome completo e e-mail do coordenador do projeto, seguido de seu departamento e instituição.
•    Os resumos serão publicados nos Anais do 11º Fórum de Extensão e Cultura da UEM.
EXEMPLO/MODELO

(Conforme Template de Resumo)

Para avaliação dos pôsteres virtuais serão consideradas:

Adequação às normas em relação à formatação e a estrutura;
As diretrizes da extensão.

•    Os Pôsteres Virtuais a serem apresentados deverão ser confeccionados pelos autores com formato de slide de Power Point e também deverão conter o cabeçalho: 11º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM.

Orientações para a apresentação dos trabalhos em forma de pôster virtual:

•    Os Pôsteres Virtuais serão apresentados em local, data e horário a serem divulgados posteriormente. O tempo máximo da apresentação de cada trabalho será de 05 (cinco) minutos e ao final das apresentações do dia, haverá questionamentos da platéia. Será disponibilizado equipamento de multimídia (datashow) para a apresentação.

ORIENTAÇÃO GERAL PARA TRABALHO EM FORMA DE COMUNICAÇÃO ORAL

A PEC/DEX aceitará artigos que tenham como referência exclusiva ações desenvolvidas pelos programas e/ou projetos de extensão, em conformidade com as áreas temáticas estabelecidas para a extensão universitária.

Para apresentação de trabalhos em forma de comunicação oral, deverão ser confeccionados ARTIGOS, seguindo as seguintes normas:

•    Os artigos deverão apresentar a seguinte estrutura: Resumo, Introdução, Materiais e Métodos (ou Metodologia), Discussão de Resultados, Conclusões e Referências.
•    Os artigos deverão ser escritos em Arial, fonte 12, espaçamento simples, contendo no máximo 05 (cinco) páginas (laudas), no editor de texto Microsoft Word (salvar em versão compatível com versões antigas do Word). A formatação do resumo deverá ser em papel A4 com margem superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm.
•    Os trabalhos deverão conter o seguinte cabeçalho: 11º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM (Fonte Arial 12, caixa alta, negrito e centralizado).
•    O título do artigo deverá estar em caixa alta, negrito e centralizado.
•    Abaixo do título e alinhado à direita, deverão constar o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), sem abreviaturas. A titulação e o(s) respectivo(s) departamento(s) e instituição(ões) deverão constar como nota de rodapé (Fonte Arial 10). O nome do apresentador do trabalho deverá estar sublinhado (será aceito apenas 1 apresentador por trabalho). Serão aceitos no máximo 8 autores para cada trabalho, incluindo o apresentador.
•    Abaixo do resumo, deverão constar as palavras-chave (no máximo 3, separadas por ponto), a área temática (de acordo com as áreas estabelecidas para o evento) e o nome completo e e-mail do coordenador do projeto, seguido de seu departamento e instituição.
•    A Introdução, Materiais e Métodos (ou Metodologia), Discussão de Resultados, Conclusões e Referências deverão seguir o exemplo/modelo apresentado.
•    Os artigos serão publicados nos Anais do 11º Fórum de Extensão e Cultura da UEM.

EXEMPLO/MODELO
(Conforme Template de artigo)

Orientações para a apresentação dos trabalhos em comunicação oral:

-    O tempo máximo da apresentação de cada trabalho será de 15 (quinze) minutos e 05 (cinco) minutos serão disponibilizados para questionamento da platéia. Será disponibilizado equipamento de multimídia (datashow) para a apresentação.

Para avaliação dos trabalhos apresentados para a comunicação oral, será considerado:

A coerência dos trabalhos em relação às diretrizes da extensão.
A pertinência dos objetivos.
A adequação metodológica.
Os resultados alcançados.
 
ÁREAS TEMÁTICAS DA EXTENSÃO

COMUNICAÇÃO – comunicação social, incluindo os veículos rádio, TV, mídia impressa e eletrônica, políticas públicas e qualificação de recursos humanos na área, mídias comunitárias.

CULTURA – produção cultural (música, dança, artes plásticas, artes gráficas, fotografia, cinema e vídeo), memória social, patrimônio, folclore, artesanato, políticas públicas e qualificação de recursos humanos na área.

DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA – políticas públicas de direitos humanos, qualificação de recursos humanos na área, atividades de assistência jurídica e judiciária e atividades de promoção de cidadania, inclusão social, direitos de minorias e fortalecimento das organizações populares.

EDUCAÇÃO – níveis básico e superior da educação, educação continuada, profissionalizante e pós-média, políticas públicas e qualificação de recursos humanos na área.

MEIO AMBIENTE – programas e projetos que abordem as questões relacionadas a preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável, meio ambiente, políticas públicas e qualificação de recursos humanos na área.

SAÚDE – promoção da saúde e qualidade de vida, atenção integral a todas as etapas do ciclo vital (infância a terceira idade), níveis diferenciados de atenção à saúde, políticas públicas e qualificação de recursos humanos na área.

TECNOLOGIA E PRODUÇÃO – inovação e desenvolvimento tecnológico, pólos tecnológicos, incubadoras de base tecnológica e empreendedorismo, políticas públicas e qualificação de recursos humanos na área.

TRABALHO – trabalho e inclusão social, saúde e segurança no trabalho, cooperativas populares, economia solidária, geração de renda e emprego, políticas públicas e qualificação de recursos humanos na área.

INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser feitas no endereço: http://www.dex.uem.br/forum/

Os trabalhos deverão ser encaminhados em pdf para os e-mails específicos:
Comunicação Oral: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Pôster Virtual: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

PRAZOS
-    Participantes sem apresentação de trabalhos de 07/07/2013 a 07/08/2013.
-    Participantes com apresentação de trabalhos 01 a 23/07/2013.

TAXAS
-    Acadêmicos com ou sem apresentação de trabalho R$ 15,00
-    Profissionais com ou sem apresentação de trabalho R$ 20,00

Obs. Os autores que fizerem inscrição para o 2º CONCURSO DE TRABALHOS DE EXTENSÃO DA UEM, também deverão inscrever-se no 11º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM.