+

Notícias

Notícias do site

Inscrições Bolsa DEX - 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, através da Diretoria de Extensão receberá inscrições de 19/02 a 03/03/2024 para seleção de Projetos para concessão de BOLSAS EXTENSÃO, conforme Edital 001/2024-DEX, e Retificação 01/2024-DEX.

As inscrições poderão ser realizadas pelo formulário a seguir: 
https://forms.gle/cs2Pqgz3CnQC99Uk6

Serão 54 bolsas no valor de R$ 700,00 para uma carga horária semanal de 20 horas.

Este ano temos como novidade além do aumento no período do contrato, passando de 7 para 9 meses (de abril a dezembro/24) a distribuição das bolsas proporcionalmente pelo número de projetos inscritos, primeiro por campus e depois os projetos do campus sede por centro de ensino.

O critério de seleção será por pontuação no projeto, sendo: projetos  vinculados a programas de extensão, projetos permanentes, participação do projeto no EAEX-2023 e projetos de extensão que atendam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, um ponto cada.

Anos de atividades desenvolvidas pelo projeto, até 3 pontos, sendo 0,5 ponto a cada 06 meses de atividade realizada, sem interrupção, número de trabalhos apresentados no EAEX-2023, 0,2 por trabalho, até 1.0 ponto e projetos de extensão que atendam às políticas da UEM e Política de Inovação e Serviços Tecnológicos da UEM, 2 ponto.

A homologação dos inscritos está prevista para 07/03/2024 e a divulgação da classificação e convocação para o dia 13/03/2024.

Vale lembrar que Coordenadores com pendências junto à DEX, tanto em projetos, cursos ou eventos terão seus pedido NÃO homologados.

Maringá, 05 de fevereiro de 2024

Profa. Dra. Crishna Mirella de Andrade Correa
Diretora de Extensão

 

Evento de Extensão Indigenia - conexões em rede

Inscrições até dia 26/01 pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1Yi_9BeGBk2hV1EPGQF8v8Np5GLrJHpxjYawACjzI36w/edit

 O evento de extensão “Indigenia - conexões em rede”, gratuito e semi-presencial, é uma realização da Universidade Estadual de Maringá- UEM, por meio do curso de graduação em Artes Visuais e do Departamento de Teoria e Prática da Educação, em parceria com a Universidade de Leeds, Universidade da Cidade de Dublin, Associação Indigenista – ASSINDI – Maringá e a Thydewá (OSC).

O evento tem como objetivos apresentar as propostas realizadas no projeto Indigenia, que reúne um grupo de professores, ativistas e artistas indígenas de quatro países latino-americanos na ASSINDI, entre 22 a 26 de janeiro de 2024, para refletir sobre o conceito de bem viver na era digital para os povos originários.

Nesse período serão realizadas rodas de conversa, rituais indígenas e produções culturais relacionadas à interface entre tecnologias digitais, arte, comunicação, inteligência artificial e povos originários.

Os participantes das atividades na ASSINDI serão os ministrantes do evento “Indigenia, conexões em rede”, na UEM. O professor Andreas Rauh da Universidade da Cidade de Dublin será o responsável pela apresentação dos resultados das ações dos participantes das atividades do projeto Indigeniana ASSINDI no evento de extensão.

Inscrições até dia 26/01 pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/1Yi_9BeGBk2hV1EPGQF8v8Np5GLrJHpxjYawACjzI36w/edit

Anais e Certificados EAEX-2023

A PEC/DEX, informa que já estão liberados para emissão os CERTIFICADOS do evento, acessando o link e informando seu CPF.

Informamos também que foi publicado os ANAIS no site do evento.

Esclarecemos que a certificação dos/as coautores deverá ser feito através da emissão do certificado do/a apresentador/a, onde constará toda equipe.

Esclarecemos ainda que dúvidas, divergências ou correções deverão ser solicitadas exclusivamente pelo e-mail dex.certificados@uem.br informando o nome completo, CPF e dados do Evento.

17 de novembro de 2023

Equipe DEX

 

Arena Sustentável Maringá

   
   
Pré-inscrição de Projetos - Evento Arena Sustentável
Nos dias 10, 11 e 12 de novembro, será realizado o evento Arena Sustentável Maringá. Este evento é promovido pelo Grupo Maringá de Comunicação com caráter colaborativo, sustentável e de responsabilidade social, contando com parceiros que trabalham em prol dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A UEM é uma das parceiras deste evento. Nesse contexto, desejamos identificar os projetos que estejam vinculados a algum dos 17 ODS e tenham interesse em participar do evento, expondo suas atividades. 
Informações sobre o evento: 
Datas de horários:
           Dia 10/11 - 09h as 17h
           Dia 11/11 - 13h as 17h
           Dia 12/11  - 13h as 17h
Local: Euro Garden
Responsáveis pela participação da UEM no evento:
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC)
Escritório de Projetos e Processos (EPP)
Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD)
Comitê Gestor Ambiental (CGA)

Ensalamento EAEX-2023

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, através da Diretoria de Extensão, divulga o ensalamento provisório para o 6º Encontro Anual de Extensão Universitária - EAEX 2023, que inicia segunda feira, dia 02 e vai até dia 05/10/2023.

 

Áreas: (atualizado em 02/10/2023)

- Ciências Agrárias

- Ciências Humanas, Letras e Artes

- Ciências Biológicas e da Saúde

- Ciências Exatas e Tecnológicas

- Ciências Sociais Aplicadas

- Campis Regionais

- Banners

Maringá, 02 de outubro de  2023

Profa. Dra. Crishna Mirella de Andrade Correa
Diretora

Prorrogada Submissão de Trabalhos EAEX-2023

Prorrogada Submissão de Trabalhos SEURS

A Submissão dos trabalhos pelos autores de cada IES do  41º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS, foi prorrogada até 11/09/2023, os projetos devem se inscrevem diretamente no site do Evento, por meio da página do evento.

Os trabalhos submetidos serão avaliados por uma comissão, que selecionará até 12 (doze) apresentações orais, 1 (uma) oficina, 1 (um) vídeo e 1 (um) podcast, por instituição.

Fiquem atentos ao regulamento e ao template dos trabalhos.

Maringá, 31/08/2023

Equipe DEX

Resultado Final Seleção de Bolsa Fundação Araucária 2023

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, através da Diretoria de Cultura, divulga o Edital de CLASSIFICAÇÃO GERAL e CONVOCAÇÃO no Processo de Seleção de Bolsas dos Programa PIBEX e PIBIS - UEM 2023/24, realizado pelo Comitê Assessor de Bolsas de Iniciação Científica e Extensão.

A lista  da  Convocação, dentro das vagas, encontra-se no Anexo I, os suplentes no Anexo II.

Os/As Bolsistas convocados deverão ter cadastro no sistema Eprotocolo para assinatura de termo de compromisso, conforme cronograma constante no Edital 026/2023-PEC

Os pedidos de recursos do resultado da CLASSIFICAÇÃO GERAL deverão ser destinados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, devidamente justificados e documentados, encaminhados por meio eletrônico em formulário próprio, disponibilizado no site da DEX (http://www.dex.uem.br), no prazo de até 2 (dois) dias úteis contados a partir da data de publicação deste, para julgamento pelo Comitê Assessor de Bolsas de Iniciação Científica e Extensão que se constitui o fórum de julgamento dos recursos.

Edital Classificação e Convocação PIBEX

Edital Classificação e Convocação PIBIS

Formulário para RECURSO.

Maringá , 22 de agosto de 2023.

Equipe DEX

6º EAEX 2023 - Encontro Anual de Extensão Universitária

Estão abertas as inscrições para o 6º Encontro Anual de Extensão Universitária (6º EAEX 2023), que acontece entre os dias 02 e 05 de outubro no Câmpus Sede. O evento tem como objetivo promover a interação entre projetos de diversas áreas, assim como visibilizar resultados produzidos pelos projetos de extensão da UEM.

As inscrições podem ser realizadas no site do evento até o dia 02/10.

Para a submissão de trabalhos, o prazo é 16/09. Todos os projetos de extensão que se encontram em andamento ou finalizados em todos os campi da UEM podem se inscrever no EAEX/2023. A inscrição deve ser realizada pela coordenação ou por algum/a dos/as orientadores/as que atuam no projeto.

As palestras e mesas de discussão do EAEX terão enfoque na gestão da Extensão e da Cultura, financiamento de bolsas e custeio, assim como os desafios da Extensão no Brasil hoje, tendo em vista: a importância da extensão para a efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030/ONU; o potencial de contribuição da Extensão para a produção de tecnologias e inovações em diferentes âmbitos, como tecnologias assistivas, mecânica, elétrica, biomédica, biodinâmica, física e outras; a relação da Extensão com a garantia de direitos fundamentais e a interlocução necessária da Extensão com a Cultura e as Artes.

Além disso, a presente edição também abarca a Mostra de Artes e Cultura do EAEX, que abre a possibilidade de apresentação de trabalhos em formatos específicos do campo da arte e da cultura, como espetáculos de teatro e exibições de obras audiovisuais. 

25 de agosto de 2023.

Equipe DEX

Editais de Homologação dos Inscritos na Seleção de Bolsa Fundação Araucária 2023

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, através da Diretoria de Cultura, divulga o Edital de HOMOLOGAÇÃO das inscrições no Processo de Seleção de Bolsas dos Programa PIBEX e PIBIS - UEM 2023/24, realizado pelo Comitê Assessor de Bolsas de Iniciação Científica e Extensão.
O Edital de Classificação Geral/Convocação será publicado conforme cronograma já previsto no EDITAL nº 026/2023-PEC - PIBEX/FA- UEM 2023/24, em 29/08/2023.
Os pedidos de recursos do resultado da HOMOLOGAÇÃO deverão ser destinados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, devidamente justificados e documentados, encaminhados por meio eletrônico em formulário próprio, disponibilizado no site da DEX (http://www.dex.uem.br/bolsa-fundacao-araucaria), no prazo de até 2 (dois) dias úteis contados a partir da data de publicação deste, para julgamento pelo Comitê Assessor de Bolsas de Iniciação Científica e Extensão que se constitui o fórum de julgamento dos recursos.

Edital Homologação PIBEX das Inscrições

Edital Homologação PIBIS das Inscrições

Formulário para RECURSO.

Maringá , 22 de agosto de 2023.

Equipe DEX

Resultado Final Operação Rondon Paraná 2023

A Diretoria de Extensão (DEX), da Universidade Estadual de Maringá, UEM, como base no edital 005/2023 DEX, referente a seleção de discentes de graduação e pós-graduação na Operação Rondon Paraná 2023, divulga o RESULTADO FINAL da seleção de discentes APROVADOS na fase de entrevistas e seus respectivos SUPLENTES, conforme Edital 007/2023-DEX.

16 de agosto de 2023

Equipe DEX

 

41º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS

Será realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, de 25 a 27 de outubro de 2023, o 41º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS, que reúne as instituições participantes do Fórum de Pró-Reitoras e Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras – FORPROEX – Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Nesta edição os projetos se inscrevem diretamente no site do Evento que  acontece de 10 de julho a 31 de agosto, por meio da página do evento.

Os trabalhos submetidos serão avaliados por uma comissão, que selecionará até 12 (doze) apresentações orais, 1 (uma) oficina, 1 (um) vídeo e 1 (um) podcast, por instituição.

Trabalhos avaliados e não selecionados para apresentação, poderão fazer parte dos Anais do evento, de acordo com a indicação das IES.

Fiquem atentos ao regulamento e ao template dos trabalhos.

O 41º SEURS terá atividades em formato presencial.

Cronograma:

  • Submissão dos trabalhos pelos autores de cada IES – 10/07 a 31/08/2023
  • Avaliação, Seleção e adequação (se necessário) dos trabalhos pelas IES – 01/09 a 20/09/2023
  • Resultado dos trabalhos aceitos para apresentação e/ou publicação nos anais do 41º SEURS – 22/09/2023
  • Inscrições de participantes ouvintes – 10/07 a 25/10/2023
  • Divulgação de salas, datas e horários das apresentações de trabalhos – 03/10/2023
  • Realização do 41º SEURS – 25 a 27/10/2023

09 de agosto de 2023

Equipe DEX

Operação Rondon Paraná 2023 - inscrições homologadas e chamada para as entrevistas

A Diretoria de extensão (DEX), da Universidade Estadual de Maringá, UEM, com base no edital 05/2023 DEX, publica as inscrições homologadas e horário para entrevista de discentes de graduação e pós-graduação na Operação Rondon Paraná 2023.

EDITAL Nº 06/2023 – DEX

Maringá, 07 de agosto de 2023

Equipe DEX

Projeto de extensão da UEM conquista 5 prêmios em competição Nacional!

Durante os dias 19 a 21 de julho, ocorreu em São Paulo, no Expo Center Norte, o ENEB (Evento Nacional Enactus Brasil). O evento reuniu mais de mil pessoas do Brasil inteiro, entre estudantes, empresários e professores. E em 2023, o ENEB teve um caráter especial: além de ser palco para competição e colaboração, foi um momento de celebração pelos 25 anos da operação Enactus no Brasil, comemorando o impacto nos mais de 30 mil estudantes universitários.  Fundada em 1998 no Brasil com o nome SIFE (Students in Free Enterprise) e conhecida desde 2012 como Enactus, a organização internacional sem fins lucrativos dedica-se a inspirar jovens universitários a transformar vidas por meio da Ação Empreendedora. Dessa forma, gerando impacto duplo: NOS estudantes que participam do programa e POR MEIO dos estudantes, impactando vidas por meio de seus projetos socioambientais. Entre as várias competições anunciadas, os alunos da UEM foram destaque ao conquistar 5 premiações. Com essas conquistas o time almeja desenvolver ainda mais os seus projetos, investindo em soluções inovadoras para impactar mais vidas.
 
Time semifinalista da Liga Principal

A Liga Principal do Campeonato Nacional é o momento onde os Times Enactus competem pelo título de Campeão Nacional Enactus Brasil. O Time vencedor segue representando o Brasil na Enactus World Cup, que neste ano acontecerá em Utrecht, na Holanda, em outubro.

Nesta Liga, os Times apresentam seus projetos para um grupo de executivos que exercem o papel de juízes. Cada Time é avaliado e classificado conforme o Critério Enactus de Julgamento. As etapas de apresentação da Liga Principal são: Rodada de Abertura, Semifinal e Final. 

O time Enactus UEM conquistou pela terceira vez o título de semifinalista na competição, ficando entre os 16 melhores times Enactus do Brasil e recebendo um suporte de R$2000,00 para participar do ENEB.

 

Melhor trabalho do Simpósio Nacional de Extensão

O I Simpósio Nacional de Extensão e VIII Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil (I SINEX-VIII SENESEB), apoiado pela empresa inpEV, nasceu para unir pesquisa, ensino e extensão universitária para reconhecer os trabalhos que transformam o conhecimento em realidade através soluções inovadoras.  

Os 15 (quinze) trabalhos que obtiverem a maior pontuação em sua avaliação, foram apresentados  no Evento Nacional da Enactus Brasil – ENEB 25 Anos Em Ação, no dia 19 de julho de 2023 no Expo Center Norte, em São Paulo, sendo os 5 (cinco) primeiros apresentados oralmente e do 6º ao 15º, em formato de pôster.

Dos 5 melhores trabalhos, 3 foram escritos por alunos da UEM. A melhor apresentação, realizada pela aluna de Psicologia Julia Ferreira com o trabalho Guia do Migrante - Ação de Inserção Local para Migrantes Refugiados, foi reconhecida e premiada no palco principal do ENEB.

 

Prêmio ODS 8

O projeto Lavi da Enactus UEM, foi o ganhador do Prêmio ODS 8, promovido pela Enactus Brasil, em parceria com a Sumitomo Chemical, para reconhecer iniciativas de universitários que contribuem com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

Criado em janeiro de 2021, o projeto Lavi tem como objetivo empregar efetivamente imigrantes e refugiados que residem na região de Maringá.

Essas pessoas saem diariamente de seus países de origem e vêm para o Brasil em busca de oportunidades para recomeçar suas vidas e, através do perfil deles, os membros do projeto entram em contato com empresas e tentam direciona-los em vagas de emprego disponíveis. Para as empresas, o Lavi traz funcionários qualificados e ambiente diverso, linguística e culturalmente, para os imigrantes, emprego digno e a chance de se estabelecerem no país.

 

Terceiro lugar Prêmio Marqueterie de Comunicação

A primeira edição do "Prêmio Marqueterie de Comunicação - Enactus 25 Anos" teve o objetivo de engajar a rede em prol da comemoração de 25 anos da Enactus Brasil, dando visibilidade ao trabalho desenvolvido em todo o território nacional pelos times Enactus e mostrando toda a potência dos Enactors e seus projetos. 

Os times foram desafiados a comunicar, através de mídias sociais, eventos e imprensa, sobre sua história, seus projetos, suas ações e conectar tudo ao tema do ENEB "25 Anos em Ação". Os 5 finalistas conquistaram as maiores pontuações na gamificação do edital, e, para a seleção dos campeões, eles foram avaliados por uma banca de jurados especialistas da área de comunicação! 

Os três campeões receberam um auxílio financeiro para a viagem até São Paulo para participar do ENEB, o time UEM ficou em terceiro lugar na competição é recebeu R$1500,00 de apoio.

 

Edital Ford C3

O edital Ford C3: Diversidade, Equidade & Inclusão, tem o objetivo de beneficiar 8 projetos com o apoio financeiro de US$2500,00.  

A 9ª edição do Ford C3 – Building Sustainable Communities tem como foco apoiar projetos que abordam as principais questões de Diversidade & Inclusão em cinco macrotemas: gênero, raça, deficiência, idade, orientação sexual ou identidade de gênero.

O Ford Community Challenge incentiva os universitários a se envolver nos problemas das comunidades e a buscar novas soluções, criando e dividindo conhecimento”, diz Roberta Madke, gerente de Responsabilidade Social da Ford.  “É uma grande satisfação ver a dedicação e entusiasmo desses jovens, desenvolvendo projetos que trazem benefícios diretos para tantas pessoas, abrindo portas para o futuro e ajudando a construir uma sociedade na qual as diferenças sejam verdadeiramente valorizadas.”

Entre os projetos selecionados está o Dignitá, da UEM – O Dignitá surgiu em 2021, de uma parceria de atletas do time da Universidade Estadual de Maringá com paratletas de basquete e handebol da cidade. Ele estimula a reutilização de lona vinílica, transformando-a em produtos como ecobags, bolsas de bola (para armazenar diferentes bolas para treinos ou torneios) e bolsas de roda (para guardar as rodas reservas das cadeiras), para uso da comunidade.

 

Nós da Diretoria de Extensão parabenizamos a Enactus UEM por essas e mais conquistas.

 

Maringá, 28 de julho de 2023.

 

Equipe DEX.

Seleção de Bolsistas PIBEX e PIBIS (Cotistas) - 2023/24

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura-PEC, em conjunto com a Diretoria de Extensão-DEX, está recebendo inscrições e Planos de Trabalho, de 24/07 a 15/08/2023, para seleção de BOLSAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - PIBEX e BOLSAS DE INCLUSÃO SOCIAL, PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - PIBIS, conforme Chamadas Públicas 04 e 05/2023, da Fundação Araucária/SETI, veja cronograma abaixo:

Divulgação dos critérios de seleção e cronograma ao PIBEX 2022/23

24/07/2023

Inscrição dos Candidatos com Planos de Trabalho

24/07 a 15/08/2023

Homologação das inscrições recebidas

22/08/2023

Classificação Geral dos inscritos e Convocação para Assinatura do Termo de Compromisso na seleção de bolsas PIBEX 2022/23

29/08/2023

Assinatura do Termo de Compromisso dos BOLSISTAS conforme classificação dos selecionados e quantitativos concedidos pela FA/SETI

05/09/2023 a 15/09/2023

 As bolsas terão duração de um ano, com previsão de início em 01/10/2023, com valor de R$ 700,00.

EDITAL nº 025/2023-PEC - PIBIS/FA- UEM 2023/24
Plano de Trabalho PIBIS

FICHA DE INSCRIÇÃO PIBIS

EDITAL nº 026/2023-PEC - PIBEX/FA-UEM – 2023/24
Plano de Trabalho PIBEX
FICHA DE INSCRIÇÃO PIBEX

 

Maringá, 24/07/2023

Profa. Dra. Crishna Mirella de Andrade Correa

 

Prof. Dr. Rafael da Silva

Diretora de Extensão

 

Pró-Reitor

 

 

Edital Seleção de Alunos Projeto Rondon 2023

A Diretoria de extensão (DEX), da Universidade Estadual de Maringá, UEM, torna pública a abertura de inscrições do processo de seleção para acadêmicos para participarem na Operação Rondon Paraná 2023.

Este edital dispõe sobre a abertura de inscrições para acadêmicos que pretendem participar da Operação Rondon Paraná - 2023, que ocorrerá de 10 a 22 de outubro de 2023, nos municípios de Pontal do Paraná/PR e Paranaguá/PR.

A Operação Rondon Paraná - 2023 é semelhante ao Projeto Rondon Nacional, porém ocorre somente no Estado do Paraná e é organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), por meio das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura das Universidades.

A equipe da UEM, realizará imersão de 11 dias, nos municípios de Pontal do Paraná/PR (Conjunto A) e Paranaguá/PR (Conjunto B).

Edital 005/2023-DEX
Formulário de Inscrição

03 de julho de 2023

Equipe DEX

Semana de Integração das Artes e Comunicação UEM - dia 26 ao dia 30/06

Os Cursos de Comunicação e Multimeios, Artes Visuais, Música e Artes Cênicas, da Universidade Estadual de Maringá, dão boas vindas aos calouros do ano letivo de 2023! 

A Semana de Integração das Artes e Comunicação ocorrerá do dia 26 (segunda-feira) ao dia 30 (sexta-feira) de Junho, com uma programação instrutiva e divertida para os novos alunos dos Cursos. As atividades consistem em palestras, apresentações dos Cursos, conversação entre docentes e discentes, pré-exibição de curta metragem, oficinas e feira de Artes, espetáculos teatrais, concertos de música, apresentação dos grupos de estudos e trote com os calouros. 

Lembrando que a Semana de Integração faz parte do calendário letivo. Dessa forma, as faltas nestes dias serão contabilizadas! 

Saiba mais sobre a programação e horários da Semana de Integração das Artes e Comunicação no Instagram da PEC e dos centros acadêmicos dos Cursos!

 

Link com direcionamento à programação:

https://www.instagram.com/p/CtwOVn6A8xS/

Instagram da PEC

https://www.instagram.com/pec.uem/

Instagram do Centro Acadêmico de Artes Visuais

https://www.instagram.com/caavs.uem/

Instagram do Departamento de Música e Artes Cênicas

https://www.instagram.com/musica.uem/

Instagram do Curso de Artes Cênicas

https://www.instagram.com/a.c.uem/

Instagram do Curso de Comunicação e Multimeios

https://www.instagram.com/comunicauem/

Aluna da UEM é selecionada no top 10 concorrentes do prêmio Universitário do Ano do ENEB 25 Anos Em Ação

Trazendo mais um motivo de orgulho para a nossa instituição, representando a Enactus/UEM, Natália dos Reis Martins, graduanda em Engenharia Química na UEM, está entre os top 10 selecionados para concorrer ao prêmio Universitário do Ano, uma das premiações individuais do Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) 25 Anos Em Ação, em parceria com a DSM-Firmenich Latam.

O ganhador ou ganhadora da premiação será contemplado com passagens para Utrecht e Holanda, durante a Enactus World Cup 2023.

Gostaríamos de parabenizar, com muito orgulho e torcida, o desempenho e a classificação de Natália nesta premiação deste evento! Desejamos boa sorte para a próxima fase!

 

Para saber mais sobre a iniciativa e sobre os projetos realizados pela Enactus/UEM, acesse as redes linkadas abaixo:

Enactus Brasil
Site: https://enactus.org.br/
Instagram: https://www.instagram.com/enactusbrasil/

Enactus UEM
Site: https://enactusuem6.wixsite.com/my-site
Instagram: https://www.instagram.com/enactusuem/
Projeto Dignitá: https://www.instagram.com/projdignita/
Projeto Motirô: https://www.instagram.com/projmotiro/
Projeto Lavi: https://www.instagram.com/projetolavi/

 

Maringá, 31 de maio de 2023.

 

Equipe DEX.

Professora da Enactus UEM é classificada pela terceira vez no Top 10 do “Prêmio Professor do Ano” da Enactus Brasil em parceria com a Tilibra

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que desde 1998 atua no Brasil inspirando e se dedicando a reunir estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos em rede para o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras com viés social, econômico e ambiental. Na UEM, a Enactus atua na comunidade com três projetos: o Motirô, que visa levar a educação ambiental para escolas da educação infantil; o Lavi, que conecta imigrantes e refugiados qualificados à empresas, e o Dignitá, que utiliza lona vinílica que seria descartada na confecção de acessórios esportivos para a comunidade de para-atletas.

O “Prêmio Professor do Ano 2023”, que acontece no “Evento Nacional 25 anos em Ação” da Enactus Brasil, é apoiado pela Tilibra, e é destinado aos/às professores/as conselheiros/as de todo o Brasil que auxiliam e desenvolvem os times Enactus. O critério de seleção engloba conceitos como engajamento, inovação, mentoria e colaboração. Assim, reconhecendo os/as professores/as que tiveram o maior impacto positivo em seus times a partir da ótica da paixão, engajamento e colaboração com a rede no Ciclo 22-23.

Dentre os 10 selecionados/as está a Profa. Dra. Leila Pessôa Da Costa, coordenadora do Projeto de Extensão Enactus/UEM do Departamento de Teoria e Prática da Educação. No próximo mês o TOP 3 será estabelecido e o/a grande vencedor/a será anunciado em São Paulo, no Expo Center Norte durante o “Evento Nacional Enactus Brasil 25 Anos em Ação”. O/a “Professor Universitário do Ano 2023" receberá como premiação as passagens para a Enactus World Cup, que acontecerá em Utrecht, na Holanda!

Vale lembrar que, em 2021, a professora Dra. Leila esteve entre os TOP 10 professores do ano e no ano passado foi eleita a Professora Universitária do Ano de 2022, participando da World Cup em San Juan em Porto Rico.

Gostaríamos de parabenizar o trabalho da Enactus UEM e convidar a comunidade interna e externa à UEM para conhecer mais sobre os projetos da Enactus, nos seguintes links:

Enactus Brasil

Site: https://enactus.org.br/

Instagram: https://www.instagram.com/enactusbrasil/

 

Enactus UEM

Site: https://enactusuem6.wixsite.com/my-site

Instagram: https://www.instagram.com/enactusuem/

Projeto Motirô: https://www.instagram.com/projmotiro/

Projeto Lavi: https://www.instagram.com/projetolavi/

Projeto Dignitá: https://www.instagram.com/projdignita/

 

Maringá. 31 de maio de 2023.

Equipe DEX.

Projeto Dignitá da Enactus UEM é classificado para a final da premiação Ford C3 da Enactus Brasil

A Enactus Brasil é parte de uma organização internacional sem fins lucrativos, com sede nos Estados Unidos e presença em 33 países, dedicada a inspirar jovens universitários a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. Sua finalidade é conectar o mundo corporativo ao mundo acadêmico, criando um ambiente para que a energia e a criatividade dos universitários tragam respostas às demandas por negócios sustentáveis, ajudando a resolver problemas sociais. Em parceria com o Ford Motor Company Fund, lançaram mais uma edição da Ford C3, uma premiação que visa potencializar projetos de qualquer time da rede Enactus Brasil com o apoio financeiro de US$2500,00, realizada anualmente há 9 anos. 

 

A Enactus/UEM é o time que representa a nossa instituição e que vem se despontando e elevando o nosso nome nacionalmente nesse campo. As ações da Enactus/UEM contribuíram para o recebimento do Selo Ouro e o Selo Educação para a nossa universidade e, agora com o projeto Dignitá, desponta ser finalista em mais uma premiação nacional!

 

Mais uma vez, o projeto Dignitá nos representa em uma premiação nacional. O Dignitá, parte do projeto de extensão Enactus UEM, trabalha com o empoderamento dos paratletas da associação Kings Maringá, aumentando a renda dessa comunidade através da venda de produtos feitos à base da reutilização de lonas vinílicas. O projeto já foi reconhecido também como vencedor do Edital Vitrine promovido pela empresa Tetra Pak e estando entre os 12 selecionados no Prêmio Sociedade Sustentável da multinacional Sumitomo Chemical.

 

Realizado pela Enactus Brasil em parceria com a Ford Motor Company Fund, o prêmio Ford C3 – Diversidade, Equidade e Inclusão, visa apoiar projetos que abordem as principais questões de diversidade e inclusão em 5 macrotemas, sendo eles: Gênero, Raça, Deficiência, Idade, Orientação Sexual ou Identidade de Gênero. Na primeira fase da premiação foram selecionados 12 semifinalistas, entre eles o projeto Dignitá da UEM, na categoria de Desenvolvimento. Na próxima fase da premiação, será anunciada a seleção, realizada por meio de votação dos colaboradores da Ford Brasil, dos oito vencedores que receberão o suporte financeiro de US$2.500,00, que acontecerá durante o evento ENEB 25 Anos em Ação, no Expo Center Norte, em São Paulo, no mês de julho.

 

Gostaríamos de parabenizar, com muito orgulho, o desempenho e classificação do nosso time Enactus/UEM nesta premiação! Desejamos boa sorte ao projeto Dignitá! 

 

Para saber mais sobre a iniciativa e sobre os projetos realizados pela Enactus/UEM, entre eles o projeto Dignitá, acesse as redes linkadas abaixo:

 

Enactus Brasil

Site: https://enactus.org.br/

Instagram: https://www.instagram.com/enactusbrasil/ 

 

Enactus UEM

Site: https://enactusuem6.wixsite.com/my-site

Instagram: https://www.instagram.com/enactusuem/

Projeto Dignitá: https://www.instagram.com/projdignita/

Projeto Motirô: https://www.instagram.com/projmotiro/

Projeto Lavi: https://www.instagram.com/projetolavi/

 

.

Maringá. 31 de maio de 2023.

Equipe DEX.

 

Instrução Normativa Curricularização 001/2023-PEC

Conforme é de conhecimento público, a portaria 07/2018 do CNE (Conselho Nacional de Educação) estabeleceu a inserção curricular da extensão como regra para as Instituições de Ensino Superior, dando prazo até dezembro de 2021 para o cumprimento da normativa pelas universidades. O prazo foi estendido até dezembro de 2022.

A fim de atender à Portaria 07/2018-CNE, a Universidade Estadual de Maringá aprovou a Resolução 029/2021 – CEP, que regulamenta a inserção curricular da extensão dentro da instituição. Na sequência, os Departamentos produziram resoluções prevendo o novo componente curricular em seus projetos pedagógicos, todas entregues no segundo semestre de 2022.

Assim, vimos através da Instrução Normativa 001/2023-PEC orientar as coordenações de extensão em relação à gestão da extensão para o ano letivo de 2023, tendo em vista as normativas que já existem na UEM e o novo componente curricular (Unidade Curricular de Extensão) a ser cumprido pelos/as estudantes.

Aproveitamos para divulgar o Modelo de Lista Anual de Atividades de Extensão curricular e solicitar o Cadastro dos(as) Coordenadores de Extensão de cada curso

Maringá, 24 de maio de 2023

 

Rafael da Silva                                                   Crishna Mirella de Andrade Correa
Pró-Reitor de Extensão e Cultura                       Diretora de Extensão

 

Resultado Seleção Universidade Sem Fronteiras

O Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI divulgou ontem, através do EDITAL Nº 01/2022/UGF os resultados do Edital nº 01/2022 – UGF/SETI do Programa Universidade Sem Fronteiras – USF, conforme item 6.1.2 do Adendo nº 2 do referido Edital, de 25 de abril de 2023.

A SETI/ Fundo Paraná informa que a partir de agora se inicia a 2ª Fase do Processo, conforme item 5.2. do Edital, na qual os Coordenadores dos Projetos classificados deverão aguardar comunicado da SETI/ Fundo Paraná sobre a necessidade de eventuais ajustes nos projetos e demais providências.

Maringá, 16 de maio de 2023.

Equipe DEX

Prorrogado Divulgação Resultado Universidade Sem Fronteiras

Conforme Adendo Nº 02 ao Edital Nº 01/2022-UGF, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior informa a prorrogação para divulgação dos resultado de seleção dos projetos do Programa Universidade Sem Fronteira.

A nova data ficou para a partir de 15/05/2023, com inscrição dos projetos selecionados até 12/06/2023.

27/04/2023

Equipe DEX

 

Projeto Rondon 2023

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura-PEC, através da Diretoria de Extensão-DEX, divulga o Edital de inscrições para seleção à seleção dos(as) candidatos(as) que comporão a Delegação da UEM à “PROJETO RONDON/PR – VALE DO RIBEIRA E LITORAL)”, na condição de COORDENADORES da Equipe Institucional, sendo composta por dois (2) professores.

A manifestação de interesse por parte do docente deve ser feita exclusivamente através do e-mail sec-dex@uem.br até o dia 11 de maio de 2023.

26/04/2023

Equipe DEX

 

 

 

Classificação Geral e Convocação Bolsa Extensão 2023

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, através da Diretoria de Extensão-DEX  vem CONVOCAR, conforme CLASSIFICAÇÃO GERAL o quantitativo de bolsas disponibilizadas através da Resolução 265/2022-CAD, os Projetos selecionados no ANEXO I, que é parte integrante do Edital 003/2023 DEX, para indicação de um(a) bolsista, já pré-selecionado(a) pela coordenação de cada projeto.

A indicação do(a) aluno(a) por projeto deverá ocorrer de 27/04 a 03/05/2023 (alterado o cronograma inicial), com preenchimento de cadastro eletrônico que será enviado ao e-mail e whatsapp, cadastrado no ato da inscrição, do Coordenador(a) do Projeto.

A não indicação do(a) bolsista,  acarretará na automática desistência por parte do(a) Coordenador(a) e a imediata convocação do Projeto  suplente, conforme ANEXO II, que é parte integrante do Edital.

A lista do resultado da CLASSIFICAÇÃO GERAL, encontra-se no ANEXO I (Convocados) e ANEXO II (Suplentes);

Os pedidos de recursos interpostos em razão do Resultado do Processo de Seleção deverão ser encaminhados por meio eletrônico, exclusivamente através do Sistema Eprotocolo, direcionado a PEC/DEX, devidamente justificados e documentados, no prazo de até 2 (dois) dias úteis contados a partir da data de publicação do presente, para análise da Comissão Institucional de Bolsas de Extensão que se constitui o fórum de julgamento dos recursos.

Maringá, 24 de abril de 2023.

Equipe DEX

 

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PROFESSOR AUXILIAR À DISTÂNCIA

A PEC, em apoio à UEPG, está divulgando o EDITAL 118/23 - UEPG/NUTEAD - UVPR-SETI, a abertura de inscrições no período de 14 de abril a 24 de abril de 2023, de até 07 (sete) vagas para o PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS para atuar como PROFESSOR AUXILIAR À DISTÂNCIA,  junto ao Curso de Formação para Ações Articuladoras do Tripé Ensino, Pesquisa e Extensão nas Universidades Paranaenses, para atendimento aos participantes inscritos no curso que será executado na plataforma da Universidade Virtual do Paraná - UVPR e em espaços físicos das IES estaduais parceiras (Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOSTE, Universidade Estadual de Londrina – UEL, Universidade Estadual de Maringá – UEM, Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO e Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR).

Maiores informações exclusivamente vai e-mail tripeextensao@ead.uepg.br

20/04/2023

Equipe DEX

Homologação dos Projetos Inscritos na Bolsa Extensão 2023

A Diretoria de Extensão - DEX, juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PEC, divulga o Edital de Homologação dos projetos inscritos para solicitação de bolsas de Extensão, financiadas com recursos internos da UEM, disponibilizados através da  Resolução 265/2022-CAD.

Os pedidos de recursos interpostos em razão do Resultado do Processo de Seleção deverão ser encaminhados por meio eletrônico, exclusivamente através do Sistema Eprotocolo, direcionado a PEC/DEX, devidamente justificados e documentados, no prazo de até 2 (dois) dias úteis contados a partir da data de publicação do presente, para análise da Comissão Institucional de Bolsas de Extensão que se constitui o fórum de julgamento dos recursos.

Lembramos que os 54 projetos selecionados, proporcionalmente ao número de projetos inscritos em cada campus da UEM, será divulgado no dia 24/04/2023 com a indicação dos bolsistas iniciando já no dia seguinte até dia 30/04/2023.

17/04/2023

Equipe DEX

 

Inscrições Bolsa Extensão 2023

A Diretoria de Extensão - DEX, juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PEC, divulga o calendário para solicitação de bolsas de Extensão, financiadas com recursos internos da UEM, conforme cronograma abaixo:

Divulgação dos critérios de seleção e cronograma

30/03/2023

Inscrições dos Projetos Candidatos

31/03 a 10/04/2023

Homologação das inscrições recebidas

17/04/2023

Edital de Classificação do Projetos

24/04/2023

Período de recebimento dos Dados dos(as) Bolsistas

25/04 a 30/04/2023

Assinatura do Termo de Compromisso dos BOLSISTAS conforme Resolução 265/2022-CAD, de 5 de dezembro de 2022.

08 a 12/05/2023


A Resolução 265/2022-CAD, de 5 de dezembro de 2022 disponibilizou 54 bolsas, no valor de R$ 400,00, por um período de 7 meses com início previsto para  junho/2023.

Edital e Critérios de Seleção
Formulário para inscrição dos projetos (de 31/03 a 10/04/2023)

Aos Coordenadores com pendências junto a DEX, solicitamos regularizar a situação para não terem suas inscrições indeferidas..

30/03/2023

Equipe DEX

Edital Homologação Inscrições Estágio DEX

A Diretoria de Extensão da Universidade Estadual de Maringá, por meio da Central de Estágio do Paraná, vêm através deste divulgar informações sobre a 2° etapa de seleção para a vaga de direito (código 153418).

A prova será no dia 01 de março de 2023 no campus da Universidade Estadual de Maringá, no Bloco A 34, sala 03, das 8h ás 11h da manhã e não será permitida a entra de candidatas (os), após as 8h da manhã, no local de prova.

Edital nº 01/2023 - DEX

Maringá, 17 de fevereiro de 2023.


Profa Dra. Crishna Mirella de Andrade Correa
Diretoria de Extensão

Nova Prorrogação do envio Plano de Trabalho Universidade Sem Fronteiras-2023

O Envio do Plano de Trabalho referente aEdital 01/2022/UGF - SETI, que convida as Instituições de Ensino Superior a apresentar propostas para projetos dentro do Programa "Paraná mais Ciência – pesquisa e extensão com foco na inovação,  a Pró-reitora de Extensão e Cultura/PEC, foi alterado NOVAMENTE, agora até o dia 09/02/2023.

Lembrando que a submissão junto a SETI NÃO foi prorrogada, continua dia 10/02/2023.

Neste primeiro momento será necessário o envio á PEC, para assinatura do Pró-Reiror,  os arquivos abaixo, preenchidos e assinados apenas pela coordenação do projeto, demais orientações a submissão das propostas estão na Instrução Normativa 02/2022-PEC, que não substitui a necessária leitura do Edital.

Disponibilizamos informações necessárias para o devido preenchimento do Plano de Trabalho, tais como histórico institucional e dados dos responsáveis.

Arquivos:
-Plano de Trabalho
-Plano de Aplicação
-SUBMISSÃO SETI - até 10/02/2023 - 12h59min

Maringá, 06 de fevereiro de 2023

 

Rafael da Silva                                                   Crishna Mirella de Andrade Correa
Pró-Reitor de Extensão e Cultura                       Diretora de Extensão